Você já conhece a flor de maio? Aprenda aqui a como cultivar e cuidar dessa graciosa plantinha ornamental. Confira o passo a passo!
Flor de Maio – Reprodução Pixabay
A Flor de Maio é uma planta utilizada para a ornamentação por conta de suas lindas flores. Assim,você poderá encontrá-la em casas, apartamentos e até mesmo em eventos.
Mas o que muita gente não sabe é que ela é uma espécie de cacto. A sua origem é brasileira, mais especificamente do norte do Rio de janeiro.
O seu nome se dá pela época da sua floração, que acontece por volta do mês de maio, no outono. As suas flores podem surgir em várias cores diferentes.
A Flor de Maio é uma espécie que pode ser cultivada em espaços pequenos. Isso porque ela pode chegar a apenas 30 centímetros de altura, trazendo toda a sua beleza para pequenos espaços.
Além das lindas flores que ela produz, existe outro motivo por ela ser tão amada. Ela pode ser cultivada por iniciantes na jardinagem, pois os seus cuidados são simples de seguir.
Como cultivar a Flor de Maio
Flor de Maio – Reprodução Pixabay
A Flor de Maio pode ser cultivada através da estaquia. Ou seja, através dos talos de plantas adultas e saudáveis replantados. Outra forma de também fazer o cultivo da Flor de Maio é através das suas mudas.
No entanto, é importante se atentar para alguns pontos de extrema importância no cultivo para que a sua planta possa crescer de forma saudável e ficar sempre linda.
Em primeiro lugar, é muito importante que o plantio tenha uma ótima drenagem. A Flor de Maio é uma planta que não gosta muito de água. Ela precisa estar sempre hidratada, mas o excesso de rega pode fazer com que ela apodreça.
Por isso, é importante que você prepare muito bem o vaso que irá receber a muda, de forma a deixar que a água escorra para não acumular na raiz.
Existem algumas formas de preparar o vaso para ele manter uma boa drenagem. Deixamos aqui a nossa sugestão no formato de passo a passo para você seguir se desejar:
- Em primeiro lugar, você deve fazer uma boa escolha do vaso. Escolha um que tenha furos no fundo. Assim, a água poderá escorrer com mais facilidade;
- Depois, você vai precisar colocar no fundo do vaso um material para a drenagem. Esse material pode ser um isopor picado em pedaços médios. Corte o suficiente para forrar todo o fundo do vaso;
- Agora, coloque um material para evitar que o substrato ultrapasse a barreira do isopor. Pode ser cascas de pinos grossas ou mesmo pedras. Dessa forma, a terra ficará bem firme e não irá “vazar”;
- Em seguida, adicione o substrato (terra). Abra uma covinha suficiente para inserir a planta e acomode-a gentilmente. Se necessário, adicione mais substrato.
A raiz da Flor de Maio é muito fininha. Por isso, o ideal é que o substrato não seja compacto. Em vez disso, prefira o substrato que seja bem aerado.
Também é importante se atentar para o composto do substrato. A nossa dica é utilizar 1 medida de terra, 1 medida de areia e 2 medidas de húmus de minhoca. Misture tudo e o seu substrato estará pronto.
Depois de plantar, basta regar a sua plantinha, sem excessos.
Como cuidar da Flor de Maio
Flor de Maio – Reprodução Pixabay
O primeiro cuidado com a Flor de Maio diz respeito ao plantio, como você já aprendeu. Um solo bem drenado e fértil é fundamental para ela crescer bela e saudável.
A Flor de Maio adora receber luz solar, mas não diretamente. Por isso, certifique-se de que ela será cultivada em meia sombra.
O ideal é fazer a rega, aproximadamente 2 vezes por semana. No entanto, observe a sua plantinha. Ela deve estar sempre com a terra levemente úmida. Se estiver muito seca, vale a pena regar, mas sempre sem excessos.
A adubação pode ser feita uma vez por mês, com adubo químico ou orgânico. Algumas opções de adubos orgânicos são: farinha de peixe, banana, esterco bovino e borra de café. Lembre-se sempre de adubar a Flor de Maio no verão. Assim, no outono ela florescerá lindamente.
Para te inspirar ainda mais, confira o vídeo a seguir, que apresenta uma receita natural de adubo caseiro para fortalecer a sua planta:
Esse conteúdo foi relevante para você? Escreva nos comentários!
Continue acompanhando as publicações do nosso site. Clique aqui e veja outras publicações que irão trazer muita inspiração na decoração e cuidados com o seu jardim. Até a próxima!
Veja também: Agapanto: Conheça Tudo Sobre a Planta e Como Cultivá-la