4 Dicas de Como Escolher Tapete Para Sala

Quer saber como escolher tapete para sala? Nós podemos te ajudar! Confira agora mesmo o nosso artigo com 4 dicas para você não errar na escolha!

4 dicas de como escolher tapete para sala

Como escolher tapete para sala

Como escolher tapete para sala

A sala de estar é um dos ambientes da casa em que mais a família se reúne. Além disso, é um ótimo espaço para relaxar depois de um longo e estressante dia de trabalho.

Sendo assim, a sala de estar deve ser pensada como um lugar aconchegante e receptivo. O que ajuda muito a tornar esse ambiente mais acolhedor é caprichar na decoração.

No entanto, não é preciso de muita coisa para se chegar ao resultado esperado. Isso porque, com apenas alguns toques especiais e algumas pequenas mudanças, você pode transformar o ambiente.

Uma dessas mudanças é trocar ou escolher um novo tapete. Mas são tantos modelos, tamanhos e tipos diferentes que logo surge a pergunta: “como escolher tapete para sala?”. Pensando nisso, selecionamos as 4 melhores dicas para você não errar na nova aquisição. Confira agora mesmo!

 

1. Tamanho

A primeira coisa que você deve observar antes de comprar qualquer tapete que ver pela frente é saber qual o tamanho ideal. Para isso, em primeiro lugar, você deve conhecer as dimensões do seu ambiente. Para conhecer essas dimensões basta medir todo o local.

Vale ressaltar que quanto maior o tapete for, maior será a sensação de amplitude que ele dará ao ambiente. Mas nos ambientes em que ele ficar em um tamanho proporcional, obviamente. Além disso, os especialistas afirmam que o ideal é que o tapete ultrapasse a linha do sofá, para debaixo dele. Vale a pena considerar essa informação.

Para inserir um novo tapete na sua sala, leve também em consideração se outros móveis irão ser inseridos na composição. Entre eles podem haver poltronas, cadeiras, puffs ou mesmo mesinhas de centro. É importante se certificar de que todos eles estarão amparados pelo tapete, de forma a se tornar um ambiente mais harmonioso.

 

2. Formato

O segundo passo é escolher o formato de tapete que melhor irá compor a sua decoração. Os tapetes redondos podem se tornar o centro das atenções e ser o ponto focal de todo o ambiente.

Os especialistas recomendam que para a sala de estar, onde há sofá e estante para TV, o tapete seja triangular, uma vez que gera mais amplitude para o ambiente.

Há aqueles que também adoram inserir o tapete na sala de jantar, o que torna o ambiente mais aconchegante. Por isso, se você está procurando por um tapete para sala de jantar, o ideal é observar o formato da mesa. Para um ambiente mais descontraído escolha linhas opostas. Para mesas redondas use tapete quadrado, e vice versa.

 

3. Cores

Até aqui, escolher um tapete para a sua sala de estar ou sala de jantar não pareceu tão difícil assim, não é mesmo? Mas a coisa complica mesmo é quando precisamos escolher a cor certa para o tapete.

Isso porque, hoje em dia, há uma variedade gigantesca, senão infinita, de cores e estampas disponíveis no mercado. Você pode escolher uma estampa de animal print, lisa ou colorida.

Uma dica é descobrir o seu estilo. Se você deseja um ambiente mais criativo, dinâmico e divertido, as estampas de animal print e de várias cores são excelentes. Os tapetes de cores escuras geram um ambiente de modernidade, principalmente para espaços maiores.

No entanto, os tapetes mais claros, como beje, branco e tons terrosos, geram um ambiente mais elegante e sofisticado. Na dúvida, esta última opção pode valer muito a pena.

 

4. Material de fabricação

Um ponto a ter toda a sua atenção está relacionado ao material de fabricação do seu tapete. Isso porque existem vários materiais disponíveis, desde os mais rígidos aos mais macios, dos fáceis de limpar até os mais complexos.

Em geral, existem duas fontes de fabricação para os tapetes: os materiais naturais e os materiais sintéticos. As fontes naturais para fabricação dos tapetes são, em sua maioria, o algodão e a lã. O seu custo é superior aos de origem sintética, mas o seu toque é mais macio, além de manter uma ótima temperatura ao toque.

Os tapetes feitos com material de origem sintética são os mais acessíveis do mercado. No entanto, o seu toque é mais seco do que os de origem natural. Se você deseja um tapete prático e de fácil limpeza para inserir em um local com muita movimentação de pessoas, este pode ser o ideal para você.

 


 

Gostou das nossas dicas de como escolher tapete para sala? Escreva nos comentários!

Acompanhe todas as novidades do nosso site e fique por dentro de outras dicas que irão deixar a sua casa ainda mais bela e organizada. Basta clicar aqui. Até a próxima!

Deixe um Comentário