10 Curiosidades Sobre a Bíblia Que Você Precisa Conhecer

Quer conhecer 10 curiosidades sobre a Bíblia que você talvez nunca ouviu falar? Nós te mostramos todas as curiosidades que você precisa conhecer. Continue lendo até o final!

10 curiosidades sobre a Bíblia que você precisa conhecer

Curiosidades Sobre a Bíblia - Reprodução Pixabay

Bíblia Sagrada – Reprodução Pixabay

A Bíblia é um dos livros mais antigos da história já conhecido e que se mantém vivo até os dias atuais. As histórias e ensinamentos da Bíblia regem a fé cristã em todo o mundo.

A Bíblia é também conhecida como Bíblia Sagrada. Ela é composta por uma série de escritos, que são textos religiosos com milhares de seguidores.

Os livros presentes na Bíblia foram desenvolvidos através da tradição oral, onde os pais passavam os ensinamentos para o seus filhos a cada geração. Algum tempo depois, os ensinamentos foram registrados através da escrita.

Hoje, Trouxemos para você 10 curiosidades sobre a Bíblia que você precisa conhecer! Confira agora mesmo!

 

1. Motivo de que ela se chama Bíblia

A Bíblia recebeu esse nome por conta de uma cidade libanesa chamada Biblos. Nesta cidade, que atualmente se chama Jbeil, eram produzidos papilos para escrita.

Os papilos era como se fossem os livros que conhecemos atualmente. Dessa forma, a palavra “Bíblia” significa “Livros” na língua grega.

 

2. Primeiro livro impresso

Antigamente, todos os livros eram escritos a mão (imagina só o trabalho que dava para escrever um livro!). A Bíblia foi o primeiro livro do mundo a ser impresso.

Tudo aconteceu na Alemanha, no ano de 1439. Johannes Gutenberg foi o responsável por fazer o primeiro livro impresso do mundo: a Bíblia.

 

3. O livro mais vendido e mais traduzido

A Bíblia foi o livro mais vendido em toda a história. Não é para menos, pois ele conta com mais de milhares de anos de existência. Além disso, estima-se que a Bíblia também já foi traduzida em mais de 3 mil línguas e dialetos.

 

4. Divisão da Bíblia

Quando a Bíblia foi escrita, os seus livros não eram divididos em capítulos e versículos, como conhecemos atualmente. Na verdade, ela foi escrita de forma corrida, como um livro normal.

Foi no ano de 1227 que o inglês Stephen Langton resolveu dividir os livros da Bíblia em capítulos. No entanto, cerca de 300 anos depois, Robert Stephanu criou a divisão dos versículos da Bíblia. Dessa forma, originou-se a divisão como conhecemos atualmente. A primeira versão dessa divisão foi publicada pela primeira vez em 1553.

 

5. Sociedade Bíblica

Existe uma sociedade criada apenas com o objetivo de realizar as traduções da Bíblia. Além disso, ela também é responsável por fazer a divulgação e disseminar o livro ao redor do mundo. Para que isso seja possível, em cada país existe uma Sociedade Bíblica trabalhando ativamente.

 

6. O livro mais antigo

Por ser o livro da criação e o primeiro livro da sequência da Bíblia, muitos acreditam que “Gênesis” seja o livro mais antigo da Bíblia. Porém, isso não é verdade. Isso porque a organização da Bíblia não se dá de forma cronológica. Na verdade, o livro de Jó é o escrito mais antigo da Bíblia.

 

7. Milagres de Jesus

A Bíblia retrata, nos evangelhos, vários milagres e curas que Jesus Cristo realizou. Ao todo, a Bíblia relata 35 milagres realizados por Cristo. No entanto, não foram todos os milagres que Jesus fez que foram descritos nos livros da Bíblia.

Sabemos isso porque no livro de João 20:30 lemos que Cristo realizou ainda mais obras e milagres do que aquelas que foram relatadas.

 

8. Maior livro da Bíblia

A Bíblia conta com 39 livros ao total. Alguns ocupando boa parte do livro e outros apenas algumas páginas. O maior livro da Bíblia conta com 150 capítulo. Ele é o livro de Salmos.

 

9. Idioma original

Inicialmente, a Bíblia foi escrita em 3 idiomas. O Antigo Testamento foi escrito totalmente na língua hebraica. Já o Novo Testamento foi escritos em duas línguas diferentes. A maior parte do Novo Testamento foi escrito em grego. Mas uma pequena parcela dos seus escritos foram feitos na língua aramaica.

 

10. Dia da Bíblia

O Dia da Bíblia surgiu na Grã-Bretanha, em 1549. O segundo domingo de dezembro foi instituído com o objetivo de comemorar o acesso à Bíblia em diversos idiomas, fazendo com que ela chegue a todos os povos.

Todos os anos, a Sociedade Bíblica do Brasil comemora a data com eventos especiais. Entre esses eventos são realizados ensinamentos, carreatas, exposições, construções de monumentos, distribuição de exemplares, entre outras diversas atividades.

 


 

Gostou das curiosidades sobre a Bíblia? Escreva nos comentários se você já conhecia alguma delas!

Acompanhe outras curiosidade e todas as novidades do nosso site. Basta clicar aqui. Até a próxima!

Veja também: 7 Curiosidades Sobre o Natal

Deixe um Comentário