A Espada de São Jorge é também conhecida pelo nome de Sanseveria, Sansevieria, punhal-de-santa-bárbara, lança, espadinha ou espada-de-ogum. Essa planta é fácil de cultivar, bonita e tem em todos os tamanhos e formatos.
Quer saber mais sobre essa plantinha que faz muito sucesso? Então continue lendo este artigo até o final e descubra tudo sobre ela!
A Espada de São Jorge
O nome dessa plantinha tão amada remete à segurança e proteção, afinal, nos lembra sobre guerreiros, espadas e força.
A Espada de São Jorge é da família da Sansevieria, que se originou no continente africano e conta com 130 espécies conhecidas.
Ela tem um crescimento um pouco lento, o que a ajuda a absorver a maior quantidade de nutrientes possíveis. Além disso, ela é muito resistente ao sol pleno e às altas temperaturas.
Que tal conhecer agora algumas características típicas da Espada de São Jorge? Vamos lá!
Planta Resistente
A Espada de São Jorge é uma planta que possui uma resistência incrível. Como características principais, todas elas possuem folhas carnosas e rizomas, uma estrutura nas raízes que é especializada em armazenar água e nutrientes.
A rizoma é como uma raiz de gengibre que a planta utiliza para guardar os seus nutrientes e água.
Além disso, ela surge em qualquer lugar (mesmo). Desde à sombra até ao sol pleno, essa plantinha se adapta a qualquer ambiente.
Decoração
A Espada de São Jorge é uma das plantas mais utilizadas para decorar tanto ambientes internos quanto ambientes externos.
Por se adaptar a qualquer ambiente, ela ode ser utilizada em todas as áreas que você imaginar.
Além disso, ela é uma plantinha muito prática. Isso porque, se você não tem muito tempo para os seus cuidados, ela ainda assim resiste, pois requer o mínimo possível de cuidados.
Toxicidade
A Espada de São Jorge é muito linda e agrega muito à estética de qualquer ambiente.
No entanto, é necessário ficar atento com se você possui animais ou crianças pequenas em casa.
Isso porque essa espécie de planta apresenta um certo nível de toxicidade, podendo causar alergias. Por isso, mantenha-a fora do alcance das crianças e dos pets.
Purificação do ar
Você sabia que a Espada de São Jorge auxilia na purificação do ar?
As suas propriedades naturais fazem com que elas absorvam o máximo possível de gases tóxicos do ambiente durante o dia inteiro.
No entanto, durante a noite, ela libera oxigênio no ambiente, o que ajuda na purificação do ar.
Crenças a respeito da Espada de São Jorge
Existem algumas crenças a respeito da Espada de São Jorge. Por ser uma planta muito resistente e que remete aos tempos das grandes guerras, alguns acreditam que ela pode trazer proteção para os moradores.
Muitas pessoas atribuem à planta um grande valor religioso, utilizando-a como um amuleto de proteção, determinação e coragem.
Outros ainda acreditam que ela tem o poder de afastar as brigas do lar, afastar o medo e abrir caminhos, além de trazer sorte.
Como plantar e cuidar
A Espada de São Jorge pode ser plantada tanto em vasos pequenos ou grandes, como também diretamente no solo.
Para fazer o plantio, você irá precisar adquirir uma mudinha da planta. Basta preparar o local onde ela será inserida, abrindo um espaço na terra onde caiba a suas raízes. Em seguida, cobrir com mais terra orgânica e assentar com as mãos.
É muito fácil cuidar de uma Espada de São Jorge. Isso porque o que ela precisa basicamente é de rega. A rega pode ser feita quando você sentir que a terra já está completamente seca.
Por ser muito resistente, não é necessário se preocupar muito com a pragas, pois raramente elas são atingidas.
É muito importante que você utilize um adubo completo, enriquecido com micro e macronutrientes.
Inspirações de Decoração
Confira agora uma seleção com inspirações para você decorar a sua casa ou qualquer outro ambiente com essa plantinha que sucesso na certa!
Gostou das nossas dicas? Esperamos que tenha ajudado a te trazer muita inspiração! Deixe seu comentário.
Continue acompanhando as publicações do nosso site. Clique aqui e veja outras publicações que irão trazer muita inspiração na decoração e cuidados com o seu jardim. Até a próxima!
Referências do Artigo
Veja também: 10 Ideias Para o Seu Jardim Suspenso