Você gosta de aviões e fica extasiado com a sua grandiosidade? Então continue lendo este post e conheça 8 curiosidades sobre aviões que você precisa saber!
Curiosidades sobre aviões
Imagine um grande equipamento de metal passando pelo céu! O mundo da aviação é realmente fascinante!
Desde os tempos de Santos Dumont, inventor do avião, a aviação passou por diversas mudanças e, hoje em dia, está muito diferente das primeiras engenharias de tecido e madeiras criadas.
O fato é que os aviões são um dos meios de transporte mais utilizados no mundo inteiro. Eles são também uma das formas mais seguras de transporte, apesar de muitas pessoas o temerem.
Quer conhecer agora 8 curiosidades sobre aviões que possivelmente você nunca tenha ouvido falar? Então continue lendo até o final e descubra já!
1. Piloto automático
Você sabia que os aviões foram feitos para voar sozinhos? Isso mesmo! Esse fato pode ser tranquilizador e ao mesmo tempo aterrorizante.
Porém, esta é uma ferramenta muito segura, uma vez que a principal causa dos acidentes com aviões ocorre por conta de erros humanos.
O piloto automático pode ser mais inteligente até mesmo do que a capacidade humana. Ela é capaz de sustentar uma aeronave perfeitamente a 10 mil quilômetros de altura. Incrível, não é mesmo?
2. O motivo dos aviões serem brancos
Você já se perguntou por que a maioria dos aviões modernos são pintados de branco? Isso acontece porque a cor branca é uma das cores que menos absorve os raios solares.
Se você pintar um avião de outra cor que não seja branco, ele absorverá mais luz do sol e poderá aquecer a fuselagem, o que todos querem evitar!
Além disso, ele reflete a luz solar e evita o acúmulo gradual do calor no avião, mantendo a temperatura ideal em seu interior.
3. Cinzeiro no avião?
Como a maioria das pessoas sabem, é totalmente proibido fumar no interior de uma avião. Então porque ainda existem cinzeiros em seu interior, mesmo sendo proibido?
Há alguns anos, não somente era permitido, como também era comum os passageiros fumarem dentro dos aviões. Por isso, colocaram cinzeiros em seu interior.
Porém, depois da proibição o local serve como uma ferramenta de segurança. Se algum passageiro infringir a proibição, deve haver um local seguro para que o cigarro seja apagado.
No ano de 1973, 123 passageiros de um avião que saiu do Rio de Janeiro em direção à Londres morreram por conta de um cigarro jogado no lixo da aeronave que provocou um incêndio. Por isso é tão importante que os cinzeiros continuem fazendo parte dos aviões.
4. Sensação de queda livre
Você já teve a sensação de o avião estar caindo mesmo quando ele estava voando em sentido reto ou até mesmo levantando vôo?
Esta sensação acontece porque o seu cérebro mente para você. Toda a humanidade se desenvolveu vivendo em terra firme. Estar nas alturas afeta diretamente o nosso senso de equilíbrio, o que faz com que possamos ter a sensação de estar em uma queda livre.
5. Quando um raio atinge um avião
Você já se perguntou o que acontece quando um raio atinge um avião? Bem, os engenheiros tiveram que pensar nesse detalhe no momento de desenvolver as grandes máquinas.
O fato é que os aviões foram feitos para serem atingidos por raios. Essa era uma situação que deveria ser prevista e, com certeza, uma hora iria acontecer com o avião nas alturas.
As peças ao redor dos componentes eletrônicos e tanque de combustível dos avião são cuidadosamente aterrados, a fim de evitar a formação de arcos elétricos, o que poderia ser fatal para a tripulação.
Após o pouso de um avião que foi atingido por um raio, ele passa por uma revisão completa. Na maioria das vezes, os aviões saem ilesos.
6. E se o avião falhar?
Todos os aviões contam com 2 motores. A chance de um deles falhar é muito pequena. A chance dos dois motores falharem ao mesmo tempo é praticamente nula nos dias de hoje.
Mas se isso acontecer? Bom, se os dois motores do avião falhar, ele não vai cair de repente e desgovernado. O ar ainda se manterá passando sob suas asas e manterá a sustentação por um tempo.
Com os dois motores com falha, a aeronave poderá sobrevoar ainda por mais de 30 minutos, temo suficiente para que o piloto procure por um aeroporto ou outro lugar seguro para planar.
7. Furinho na janela do avião
Se você já viajou na poltrona ao lado da janela do avião, provavelmente já observou um furinho abaixo dela. Esse furinho é uma importante ferramenta de segurança.
Quanto mais altitude, menor é a pressão do ar e menor a quantidade de oxigênio, fazendo com que haja um maior dificuldade de respirar. Os aviões são projetados para manter uma pressão de ar segura.
Essa pressão é muito acima da pressão exercida do lado de fora da aeronave, o que gera um conflito físico nas janelas, o que obriga a presença dos furinhos.
Além disso, o furinho também impede as janelas de congelar ou embaçar.
8. Modo offline
Você já se perguntou por que os dispositivos eletrônicos devem ser desligados ou colocados no modo avião durante o trajeto?
Isso acontece porque os dispositivos eletrônicos se comunicam com diversas torres e estão sempre buscando manter a sua conexão. Há a preocupação de que essas conexões podem atrapalhar nas funcionalidades dos sensores de um avião, causando problemas com equipamentos de comunicação.
Gostou das curiosidades sobre aviões? Escreva nos comentários se você já conhecia alguma delas!
Acompanhe outras curiosidade e todas as novidades do nosso site. Basta clicar aqui. Até a próxima!
Referências do Artigo
8 Coisas que você precisa conhecer sobre aviões
Veja também: 10 Curiosidades Sobre o Planeta Terra!