Conheça 7 Dicas de Jardinagem Para Iniciantes!

Quer conhecer as melhores dicas de jardinagem para iniciantes? Hoje, preparamos 7 dicas imperdíveis que todo iniciante no assunto precisa conhecer! Confira!

Conheça 7 dicas de jardinagem para iniciantes

Dicas de jardinagem para iniciantes - Reprodução Pixabay

Dicas de jardinagem para iniciantes – Reprodução Pixabay

A jardinagem é uma das ferramentas utilizadas no paisagismo. Através dela é possível embelezar os ambientes com as mais variadas espécies de plantas. E todas as pessoas adoram ter uma plantinha em casa, não é mesmo?

As plantas deixam o ambiente mais agradável e harmonioso. Trazer um pouco da natureza para o lar traz uma sensação de tranquilidade e paz.

Você pode fazer um jardim das mais diversas formas. Sendo assim, pode cultivar uma horta de plantas para temperos, plantas frutíferas e até mesmo fazer um jardim de inverno em casa.

Além disso, a jardinagem é considerada por muitas pessoas como uma atividade terapêutica. Ter contato direto com a Terra e todos os outros elementos da natureza pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

Por isso vale a pena investir uma parte do seu tempo nessa atividade. Confira agora mesmo 7 dicas para você que está pensando em começar a praticar a jardinagem!

1. Tenha um kit de jardinagem

Kit de jardinagem - Reprodução Pixabay

Kit de jardinagem – Reprodução Pixabay

Para iniciar as suas atividades você irá precisar de alguns materiais. Afinal, terá que garantir a sua segurança, enquanto trabalha de maneira eficiente, concorda? E, só pra lembrar, nunca se esqueça do protetor solar antes de iniciar as suas atividades.

A primeira ferramenta que não pode faltar é a luva. Isso porque ela irá proteger as suas mãos contra possíveis acidentes, o que é indispensável para a sua segurança.

As principais ferramentas utilizadas para o trabalho em si, devem ser espátula, pá e rastelo. Você também pode precisar de tesoura de poda e enxada. Além disso, um borrifador e um regador de bico fino são grandes facilitadores para as tarefas.

2. Observe a luminosidade

Girassol - Reprodução Pixabay

Girassol – Reprodução Pixabay

Antes de sair cavando e colocando vaso de planta em todo lugar, você deve observar como a luz solar entra na sua casa ou quintal. Para isso, observe durante o dia quais locais pegam mais sol e quais pegam menos.

Isso porque as plantas são classificadas em plantas de sol pleno, sombra e meia sombra. Cada classificação significa o local onde se desenvolve melhor.

Por exemplo: algumas plantas adoram ficar o tempo todo no sol, como o girassol. No entanto, algumas outras preferem a sombra, recebendo a luz de forma indireta. Algumas plantinhas podem ser danificadas se colocadas em sol pleno.

Sendo assim, entenda quais são as necessidades das plantas que você deseja adquirir.

3. Avalie o substrato

Substrato - Reprodução Pixabay

Substrato – Reprodução Pixabay

O substrato é a terra misturada com alguns outros ingredientes. Cultivar plantas apenas em terra pode prejudicar o seu crescimento. Isso porque a terra costuma se compactar e impedir que as raízes cresçam.

Dessa forma, muitas pessoas costumas misturar a terra com um pouco de areias de construção e até mesmo pedaços pequenos de isopor, a fim de melhorar a drenagem.

É importante também manter o substrato sempre adubado. Potássio, nitrogênio e fósforo são alguns componentes que nutrem e ajudam no desenvolvimento das plantas.

4. Plante mudinhas

Mudas de planta - Reprodução Pixabay

Mudas de planta – Reprodução Pixabay

Plantar mudinhas pode nos ensinar muito. Quando iniciamos na jardinagem, logo queremos ver os belos resultados. Mas ter paciência em esperar e depois observar o resultado da espera e trabalho duro é muito gratificante.

Por isso, aprenda a plantar mudas. Existem várias técnicas para cultivar novas plantas, como plantar as sementes ou mesmo retirar um galho de uma planta adulta.

Para ter sucesso nesta tarefa, é importante pesquisar sobre como a planta que você deseja pode ser cultivada.

5. Observe a ventilação

Plantinha ao ar livre - Reprodução Pixabay

Plantinha ao ar livre – Reprodução Pixabay

A ventilação é muito importante para o desenvolvimento saudável das plantas. Por isso, é importante cultivá-las em local onde há uma circulação de ar natural. 

A grande maioria das espécies de plantas não se dão muito bem com ar condicionado. Por isso, não é interessante ter alguma delas em ambiente fechado. 

Observe também se há muito vento no seu jardim. Algumas plantas não gostam muito de vento forte. Já outras são resistentes a ele, como os coqueiros e as palmeiras. 

6. Comece pelas fáceis

Muda de planta na mão - Reprodução Pixabay

Muda de planta na mão – Reprodução Pixabay

É isso mesmo! Para você que está inciando nas atividades de jardinagem, o ideal é escolher as espécies que exigem menos cuidado e que são mais resistentes. 

Você pode começar pelos cactos e suculentas. Elas são lindas espécies que ficam ótimas para decoração, além de muito resistentes. Algumas espécies pendentes também são fáceis de cuidar, como as jiboias, por exemplo. 

7. Atenção à rega

Você pode imaginar que toda planta adora água, não é mesmo? Tecnicamente isso é verdade. No entanto, a rega deve ser diferente para cada espécie.

Isso porque algumas adoram muita água, todos os dias. Enquanto outras se desenvolvem melhor com regas mais espaçadas, respeitando o seu tempo. 

A dica mais importante é sempre pesquisar sobre as especifidades da espécie antes de plantá-la. Dessa forma, você ficará por dentro de todas as informações sobre os seus cuidados. 

 


Gostou das nossas dicas de jardinagem para iniciantes? Esperamos que tenha ajudado a ter muita inspiração para o seu cultivo! Deixe seu comentário.

Continue acompanhando as publicações do nosso site. Clique aqui e veja outras publicações que irão trazer muita inspiração na decoração e cuidados com o seu jardim. Até a próxima!

 

Veja também: Como montar um jardim de inverno (8 dicas infalíveis)

Deixe um Comentário