Conheça 10 Curiosidades Sobre os Jogos Olímpicos

Quer conhecer as melhores curiosidades sobre os jogos olímpicos? Continue lendo este artigo até o final e descubra tudo sobre esse grande evento internacional!

swimmers 79592 1280

Os Jogos Olímpicos de Verão é também conhecidos como Jogos da Olimpíada. Ele é um grande evento esportivo internacional e é normalmente realizado uma vez a cada quatro anos.

Mesmo que não é muito fã nos esportes, adora assistir os jogos olímpicos com a família. Ela reúne atletas que se prepararam durante anos para o evento e que dão tudo de si para alcançar a tão sonhada medalha.

São vários esportes que reúnem as pessoas do mundo inteiro para torcer em prol dos atletas. Assim, este evento internacional é um dos poucos que conseguem unir a população mundial apenas em um horário, apesar do fuso entre as regiões.

Hoje, você poderá conhecer 10 curiosidades sobre as olimpíada que talvez você nunca tenha ouvido falar. Confira!

 

1. Um evento antigo

Talvez você não saiba, mas o primeiro campeonato de jogos olímpicos foi disputado no século VIII a.C. Os jogos ocorreram em Olímpia, na Grécia.

No entanto, 12 séculos depois, todos os festivais pagãos foram proibidos pelo Imperador Tedodósio I. Os jogos como conhecemos hoje em dia só voltaram a ser disputados em 1896 na Grécia.

Jogos Olímpicos

2. Duração

Atualmente, as olimpíadas acontecem a cada 4 anos e tem duração de 4 a 6 semanas, ao todo. Mas nem sempre foi assim. As competições da Grécia antiga na época duravam de 5 a 6 meses.

 

3. Vestimenta

Na Grécia antiga, os atletas não precisavam se preocupar com a vestimenta. Muito menos com patrocínio ou moda. Isso porque todos os atletas competiam totalmente nus.

 

4. Lugar para os artistas

Hoje, vemos atletas de natação, dança, nado sincronizado e tantos outros participando das olimpíadas. Mas você sabia que houve um tempo em que outros artistas participavam do evento?

É isso mesmo! Entre 1912 e 1948, pintores, arquitetos, músicos, escultores e escritores  também participavam dos jogos olímpicos. Claro que cada um deles na sua área de atuação.

sochi 2014 262145 1280

5. Toalhas

Que os atletas olímpicos usam muitas toalhas durante os jogos, todo mundo já sabia, não é mesmo? No entanto, nos Jogos de Londres em 2012, a Vila Olímpica fez a solicitação de mais de 165 mil toalhas. O detalhe é que elas seriam para um período de apenas 2 semanas.

 

6. O Tarzan já participou dos jogos olímpicos

É isso mesmo que você leu! O Tarzan já participou dos jogos olímpicos. Mas calma! Na verdade, quem participou dos jogos foi Johnny Weissmuller. Johnny era atleta e artista dos cinemas, onde interpretou Tarzan em 12 filmes. Em 1920, ele fez a sua participação e ganhou 5 medalhas de ouro na natação.

 

7. A chama olímpica

A chama olímpica é o símbolo mais importante do evento. Assim, durante toda a sua duração, ela não pode se apagar em momento algum.

Mas caso isso aconteça, ela também não pode ser acessa por um isqueiro qualquer ou outra fonte que usamos para produzir fogo. Na verdade, se apagar, ela só pode ser reacendida por uma “chama de backup”, que também foi acessa na Grécia.

people 2604058 1920

 

8. Participação das mulheres

Todos nós sabemos que as mulheres eram excluídas da sociedade há algum tempo. Dessa forma, elas não podiam negociar ou participar de eventos, como os jogos olímpicos, por exemplo.

O evento aceitou a participação das mulheres apenas em 1900. Mas ainda não eram todos os países que enviavam as mulheres para a competição internacional.

O primeiro jogos olímpicos em que todos os países enviaram mulheres para competir aconteceu recentemente, em 2012.

 

9. Símbolo olímpico

Se você reparou, já deve ter percebido que o símbolo das olimpíadas é o desenho de cinco anéis interligados. E existe um motivo para isso. Eles representam os cinco continentes do mundo que são habitados.

As suas seis cores (azul, amarelo, preto, verde, vermelho e fundo branco) foram escolhidas porque todos os países do mundo conta com pelo menos uma delas em sua bandeira.

olympic games 6314253 1280

10. Mascote

A cada quatro anos é escolhido um mascote diferente para as olimpíadas. Mas o primeiro deles só surgiu em 1972, nas competições de Munique. O primeiro mascote oficial das olimpíadas foi o Walsi, o dachshund.

 


 

Gostou das curiosidades sobre os jogos olímpicos? Escreva nos comentários!

Acompanhe outras curiosidade e todas as novidades do nosso site. Basta clicar aqui. Até a próxima!

Veja também: 10 Curiosidades Sobre o Surfe

 

Fonte fotos: Pixabay

Deixe um Comentário