As suculentas são lindas plantinhas que possuem a capacidade de acumular água em seu interior e são muito resistentes em períodos de seca. Normalmente, elas se apresentam em formato “gordinho”, o que traz um charme a mais para a plantinha.
Quer saber todos os truques sobre como cultivar suculentas na sua casa? Neste post, irei te ensinar 10 dicas para a sua plantinha crescer forte e saudável.
Dicas de como cultivar suculentas
A suculenta é a espécie perfeita de planta para você cultivar, ainda mais se for iniciante quando o assunto é cuidar das amáveis plantinhas.
Existem vários tipos, cores e formatos de suculentas. Todas elas prometem trazer um charme a mais para a sua casa, deixando o ambiente mais acolhedor e elegante.
Agora que você já conhece um pouco sobre essas lindas plantinhas, vamos às dicas?
1. Escolha um recipiente com drenagem
A drenagem acontece quando a água da rega escorre e não fica acumulada no fundo do vaso. Qualquer vasinho que contenha furinhos em seu fundo já é suficiente para drenar a água da rega.
A drenagem da água é fundamental para manter a sua plantinha sempre saudável. Isso porque o acúmulo de água por tempo prolongado pode fazer com que se crie mofo, o que poderá fazer a planta morrer.
2. Use terra específica
O ideal para o plantio de suculentas é que você utilize uma mistura de terra específica para cactos e suculentas. Esse tipo de planta gosta de uma terra bem leve, com boa drenagem e que seja mais aerada.
Utilizar a terra adequada irá fazer com que a sua planta cresça muito mais saudável e bela. Você poderá encontrar o tipo específico de terra para suculentas em qualquer floricultura da sua cidade.
Porém, se ainda assim não tiver acesso à ela, você pode misturar à terra que você já tem, um pouco de perlintas (raspas de isopor), pois fará com que ela fique mais aerada, além de melhorar a drenagem.
3. Escolha uma planta saudável
Obviamente, você deseja iniciar a sua plantação com uma planta saudável, não é mesmo? Por isso, antes de se preocupar com os cuidados da sua plantinha em si, saiba escolher corretamente.
Atente-se para os detalhes de sua aparência e perceba se a sua cor está viva. Observe também se existem insetos na plantinha, que deve estar livre de possíveis predadores.
A sua folhagem também deve estar com um bom aspecto. Evite escolher as que estejam com um aspecto murcho e triste.
4. Como plantar
Está pronto para colocar a mão na massa? Então vamos lá!
Para plantar a sua suculenta, o primeiro passo é colocar um pouco da terra específica para cactos e suculentas no vasinho. Em seguida, cave um pequeno buraco bem no meio da terra. Ele servirá de espaço para o encaixe da planta.
Retire a plantinha do recipiente da floricultura com cuidado e coloque no espaço aberto dentro do seu vaso. Aperte um pouco com os dedos para que ela possa se integrar totalmente ao novo ambiente.
Se necessário, coloque um pouco mais de terra após o encaixe da suculenta. O ideal é que sobre um pequeno espaço entre o limite da terra e a borda do vaso, a fim de evitar bagunça na hora de regá-la.
5. Como regar
Agora a nossa dica é sobre como você deve regar na medida certa a sua plantinha para ela crescer saudável.
Para este tipo de planta o ideal é que você persista em jogar água até observar que começou a escorrer no fundo do vaso. Porém, ao concluir a rega, é muito importante retirar o excesso da água que escorreu no pratinho.
Isso é necessário porque as suculentas não gostam muito de ficar encharcadas, além de evitar que mosquitos se proliferem no ambiente.
O período correto entre uma rega e outra é quando você observar que a terra está seca. Isso pode variar entre 1 semana ou 3 dias, dependendo da época do ano.
Uma dica é observar as folhas. Se elas estiverem enrugadas, estão precisando de água. Porém, se estiverem moles e translúcidas é melhor dar uma pausa nas regas.
6. Iluminação da planta
Suculentas gostam muito de iluminação. Sendo assim, você deve prover para elas de 4h a 6h de iluminação natural pela manhã.
Mas essas pequenas plantinhas também são sensíveis ao sol excessivo. Em dias mais quentes e de sol pleno, você deverá protegê-la em local arejado que tenha sombra.
7. Como adubar
Assim como todas as plantas, as suculentas precisam de alimento para se manterem cada dia mais lindas e saudáveis. Para isso, é necessário realizar a adubação com adubo próprio para suculentas.
Adubar a sua plantinha uma vez por mês já o suficiente para que ela permaneça sempre forte. Se você não tiver acesso ao adubo próprio para suculentas, poderá preparar com materiais orgânicos que você tem em casa.
Anote a receita: casca de banana batida no liquidificador misturada a um punhado de borra de café. Essa adubação orgânica é muito potente.
8. De olho nos insetos
Uma dica preciosa que você nunca pode esquecer é ficar de olho nos insetos. Se perceber que algum bicho ou inseto estiver sobre a planta, livre-se dele imediatamente.
Se necessário, registre o inseto através de uma fotografia e leve-a a uma floricultura para que você possa receber orientação especializada sobre somo tratar a planta.
Os insetos mais comuns em suculentas são as cochonilhas. Elas são pontinhos brancos que aparecem na folhagem, se assemelhando a um algodão. Neste caso, você pode retirar o invasor suavemente com a ponta de um cotonete embebido em álcool ou uma misturinha de sabão.
9. Retire as folhagens mortas
Fungos e insetos adoram rodear e viver sobre as folhagens secas das plantas. Por isso, fique de olhos na sua suculenta e cuide bem dela, retirando as folhagens que estiverem deterioradas.
Uma dica legal é que algumas espécies de suculentas criam um pó bem fino sobre as suas folhagens. O ideal é não tocar nelas para que a planta continue com uma cor uniforme e continue sempre bela.
10. Temperatura adequada
É necessário ficar atento à temperatura do ambiente onde são cultivadas as suculentas. Elas são muito sensíveis ao frio. Portanto, certifique-se de protegê-las caso você more em local muito frio.
Elas são perfeitas para serem cultivadas em uma clima tropical com muito calor.
Referências do artigo:
E aí, o que achou das nossas dicas sobre como cultivar suculentas? Esperamos que tenha ajudado a deixar a sua casa ainda mais bela! Deixe suas sugestões nos comentários.
Continue acompanhando as publicações do nosso site. Clique aqui e veja outras publicações que irão trazer muita inspiração na decoração e cuidados com o seu jardim. Até a próxima!