Como criar quadros personalizados?
Os Quadros personalizados nunca saem de moda. Eles estão sempre em alta quando falamos em decoração. E isso não deveria ser uma surpresa. Com eles, você pode deixar qualquer ambiente com a sua personalidade, cheio de vida e ainda mais charmoso.
Existem muitos quadros personalizados disponíveis para venda no mercado offline ou na internet. Porém, o maior impasse ao procurá-los é o preço, que normalmente é muito alto. Há quadros que podem ultrapassar o valor de R$100,00!
Por isso, a nossa missão hoje é te ensinar como criar quadros personalizados sem gastar muito. Neste artigo, você irá aprender duas formas criativas de fazer estes itens de decoração tão lindos e que já ganharam o coração de todos. Vamos lá?
1. Como criar quadro personalizado de MDF
O MDF é um dos materiais mais utilizados para fazer quadros personalizados. Isso porque ele possui firmeza suficiente para deixá-lo resistente e belo.
O MDF é um painel de fibra com densidade média, feito de madeira reconstituída. Ele é produzido através de vários fibras de madeira misturado a resinas sintéticas e outros aditivos.
Agora que você já sabe do que o MDF é constituído, vamos ao passo a passo? Confira agora a lista de todos os materiais que você vai precisar para fazer o seu quadro personalizado de MDF.
Lista de materiais
- 1 quadro de MDF que você pode comprar em qualquer loja de 1,99
- 1 impressão em papel vinílico (ou mais, dependendo da quantidade de quadros que você quiser ;D)
- Fita crepe
- Fita dupla face
Algumas dicas
Em primeiro lugar, você deve escolher a imagem que quer colocar no quadro e fazer uma impressão em papel vinílico em uma gráfica. Certifique-se de que a dimensão do papel seja um pouco maior do que o quadro, para que as laterias possam ficar com um bom acabamento.
Dê preferência a um quadro de cor lisa, se possível. Porém, se não for possível encontrar, não tem problema se o quadro já possuir alguma estampa. Você pode utilizar o verso para fazer a colagem da sua foto ou imagem escolhida.
Como montar
Inicie medindo o papel vinílico no quadro, colocando-o exatamente no lugar onde ele ficará. Estique e prenda as 4 laterais com um pequeno pedaço de fita crepe.
Feito isso e vendo que a folha já está bem esticada no local desejado, retire a fita crepe de uma das laterais e comece a descolar o papel vinílico, para que a cola fique evidente. Observe a imagem:
Não retire o papel de proteção da cola por completo. Comece a colá-lo no quadro de MDF com cuidado para que fique bem esticado e sem bolhas no papel. à medida que for retirando o papel de proteção do vinílico, vá colando devagar.
Utilize uma espátula ou um pano limpo e macio para “raspar” a tela (como nas imagens abaixo). Isso irá ajudar a colar bem a imagem e evitar que se crie bolhas.
Depois de toda a imagem colada, vire no verso e cole as laterais, para dar acabamento. Depois disso, utilize a fita crepe nas laterais para dar maior durabilidade ao seu quadro, como na imagem (na imagem aparece a parte traseira do quadro).
Para finalizar, cole várias fitinhas dupla face na parte de trás do quadrinho para colá-los na parede. Uma dica importante é colá-las sempre no sentido vertical para que tenham maior resistência. Vai ficar lindo!
2. Como criar quadro personalizado de papelão ou tela de isopor
Utilizar papelão para fazer quadros personalizados é uma ideia brilhante! Além de ficar muito lindo, ainda vai ajudar na reciclagem desse material.
Para este passo a passo, utilizaremos vários papelões sobrepostos, de maneira a formar um painel com uma largura de aproximadamente 1,5 cm. Também pode ser utilizado um painel de isopor para substituir o papelão, o que pode ajudar a poupar tempo.
Lista de materiais
- Vários papelões ou painel de isopor
- Cola quente ou outra de sua preferência
- Papel paraná
- Tesoura
- Tintas e pincel
Como montar
Essa primeira parte só é necessária se você for utilizar papelão como matéria prima. Primeiro, você deve ir colando um papelão sobre o outro, de forma que se crie um rígido painel. Não se preocupe muito se estão do mesmo tamanho, pois será ajustado posteriormente.
Depois que a cola já tiver secado, recorte o papelão do tamanho de sua preferência. Leve em consideração o local em que o quadro ficará exposto para recortar o tamanho ideal.
Após o formato do quadrinho já estiver pronto, basta cobrir com o papel paraná. Painel pronto, agora é hora de partir para a pintura. Pinte com um fundo de sua preferência. O branco fica perfeito nessa etapa.
Neste modelo, a criação da arte será feita por você mesmo. Utilize os pinceis e as tintas para fazer pinturas criativas. Ao contrário do que você pode imaginar, essa tarefa não é tão difícil. Existem diversas inspirações que são muito fáceis para você. Confira algumas a seguir.
Inspirações
Gostou das nossas dicas sobre como criar quadros personalizados? Escreva nos comentários!
Acompanhe todas as novidades do nosso site e fique por dentro de outras dicas de Bricolage. Basta clicar aqui. Até a próxima!
Referências do Artigo
Veja também: Como fazer Móveis Com Paletes