Aprenda como construir um jardim vertical e 3 segredos para não errar na montagem!
Todo mundo adora uma casa bela e aconchegante, não é mesmo? Para alcançar esse objetivo, muitas estratégias são utilizadas para a decoração dos ambientes, buscando trazer mais conforto e bem estar para os moradores.
Uma das estratégias utilizadas é a criação de jardins. Hoje, iremos falar sobre um tipo de jardim bem específico: o jardim vertical!
Jardim Vertical
Você já ouviu falar em jardim vertical? Bem, como o próprio nome sugere, ele é um aglomerado de plantas suspensas, formando um jardim em forma de parede.
O primeiro registro na história sobre a construção de um jardim vertical se deu no ano 450 a.C., quando o rei Nabucodonosor presenteou a sua esposa com uma montanha inteira revestida de plantas, a qual chamou de jardim suspenso. Hoje em dia, essa ideia ainda continua a abrilhantar a casa de milhares de pessoas.
Esse tipo de jardim pode ser feito tanto em ambientes internos como em ambientes externos. É uma ótima opção para locais onde não há espaço suficiente para um jardim convencional.
Para a área externa, o ideal é utilizar plantas que amam sol pleno, como as jiboias, brilhantina e a flor-de-coral. Para ambientes internos podem ser utilizadas plantas de meia-sombra, como as bromélias, a dedo-de-moça e a flor-batom.
Vantagens em ter um jardim vertical em casa
Uma das principais vantagens que o jardim vertical proporciona é a possibilidade de incluir o verde natural em ambientes onde não há a possibilidade de jardins no solo. É uma ótima opção para pessoas que moram em apartamentos e desejam ter mais da natureza em suas casas.
Além disso, é comprovado que ter plantas em casa traz efeitos psicológicos positivos para os seus moradores. Entre eles, podemos citar a redução do estresse e fadiga, maior sensação de bem estar, satisfação e tranquilidade.
O jardim vertical também enriquece a aparência estética, trazendo mais valorização para o ambiente.
Para ter um jardim vertical espetacular e não ter dor de cabeça com a manutenção, é fundamental se atentar para alguns pontos importantes.
Ficou curioso em saber como construir um jardim vertical espetacular? Continue lendo e descubra 3 segredos para não errar na hora da montagem!
Conheça 3 segredos para não errar
Escolha uma moldura de madeira
Para montar o seu jardim, você pode escolher uma estrutura de diversos materiais diferentes, como blocos de cerâmica, plástico ou até mesmo treliças com vasos. A primeira dica é sempre utilizar uma moldura de madeira, seja qual for a estrutura escolhida.
Utilize uma madeira resistente para criar a moldura, como se fosse um porta retrato, a fim de assentar a estrutura do painel sobre ela. Dessa forma, a estrutura vai ficar muito mais resistente, além de dar maior espaçamento em relação à parede, por conta da largura do caibro.
Uma dica importante é impermeabilizar a madeira antes de montar a estrutura. Assim, ela terá maior durabilidade.
Utilize uma lona plástica
Nem sempre é possível impermeabilizar a parede antes de montar o jardim vertical. Isso porque os impermeabilizantes podem deixar a parede com um aspecto não muito atraente.
Por isso, a segunda dica é utilizar uma lona plástica antes de instalar a tela. O material ideal é aquele bem resistente próprio para construção. Grampeie a lona em volta de toda a estrutura.
A sua parede ficará muito mais protegia, pois além do distanciamento gerado através do caibro usado para a estrutura, a lona será um objeto a mais para evitar que a umidade alcance a parede.
Essa solução é muito vantajosa! Além de eficiente, o custo é muito baixo para a aquisição da lona de proteção. Instale a tela sobre a lona de plástico.
Utilize tela metálica
Você pode utilizar qualquer tipo de material para a sua tela. Porém, a nossa última dica preciosa é utilizar a tela metálica.
Você pode encontrá-la em qualquer loja de materiais de construção. O ponto mais importante da tela metálica é que ela possui pintura automotiva, o que aumenta a durabilidade em relação à ferrugem. Por isso, certifique-se de que a pintura seja realmente automotiva.
Referência do artigo
Gostou das nossas dicas sobre como construir um jardim vertical? Esperamos que tenha ajudado a tirar todas as suas dúvidas! Deixe suas sugestões nos comentários!
Continue acompanhando as publicações do nosso site. Clique aqui e veja outras publicações que irão trazer muita inspiração na decoração e cuidados com o seu jardim. Até a próxima!