O Agapanto é uma espécie de planta que gera uma das mais graciosas flores que existe! Quer conhecer mais sobre o Agapanto e como cultivá-lo? Leia este artigo até o final e fique por dentro de tudo!
O nome desta linda planta deriva do seu nome científico, agapanthus, e significa “flor do amor”. Ela é originada do Sul da África. É possível encontrar as suas flores em três cores diferentes: brancas, azuis ou violetas.
Esta planta floresce duas vezes ao ano: no verão e na primavera. Elas são plantas altas, podendo alcançar até 1,2 metros. As suas folhas são finas e longas. A sua aparência forma uma espécie de buquê.
Por isso, ela é excelente para a ornamentação. Mesmo quando não está em época de florir, o Agapanto ornamenta o ambiente em que estiver com as suas lindas folhas longas e verdes.
Como cuidar de agapantos?
O Agapanto é uma espécie que chama a atenção dos olhares de todos que passam por ela. No entanto, são necessários alguns cuidados específicos e atenciosos para ela se manter sempre bela.
Em primeiro lugar, deve-se cuidar muito bem do solo. Esta espécie adora solos férteis. Por isso, vale a pena investir em fertilizantes e nutrientes específicos para a espécie. O solo ser sempre bem drenado e rico em matéria orgânica.
O plantio pode ser feito tanto diretamente no solo quanto em vasos. Neste último caso, é fundamental observar se a água está escoando facilmente. Isso porque o acúmulo de água nos vasos pode prejudicar o seu desenvolvimento. Mas é importante também deixar o solo sempre úmido.
Esta planta suporta temperaturas baixas. Mas o ambiente propício para o seu bom desenvolvimento possui a temperatura acima de 18 °C.. Além disso, elas adoram o sol pleno. Por isso, plante-as em local bem luminoso.
Em quanto tempo o Agapanto floresce?
O tempo em que esta planta floresce depende muito dos cuidados que ela recebe. Portanto, ela deve ser preservada em boas condições de desenvolvimento.
Como já foi dito anteriormente, elas adoram sol pleno. Então, não há problema em deixá-las o dia inteiro expostas ao sol, mesmo com flores tão delicadas.
Isso porque essa é a condição ideal para a floração. Caso esteja sempre em meia sombra, pode acontecer de não florir. Elas sempre florescem no verão e na primavera.
O Agapanto não precisa ser podado. No entanto, é importante verificar sempre a incidência de pragas. Quando houver, a parte afetada deve ser tratada ou podada.
Reprodução do Agapanto
O Agapanto pode se reproduzir de três formas diferentes: por semente, divisão ou bulbo. Para fazer o plantio através de sementes, o ideal é que seja entre o período entre a primavera e o outono.
Assim, deve-se misturar o composto orgânico e a terra em partes iguais, ou seja, 50% de cada matéria. Não esqueça de manter a terra sempre úmida para o nascimento e crescimento da planta ocorrer de forma saudável.
O plantio por divisão gera uma planta idêntica à mãe. Além disso, o seu crescimento e floração é muito mais rápido do que por meio de sementes e mudas. O ideal é que a divisão e plantio da parte cortada seja feita em um período frio. Dessa forma, a planta terá tempo de firmar as suas raízes antes dos dias mais quentes chegarem.
Para plantar os bulbos é recomendado uma covinha de 8 cm de profundidade e um espaçamento de 15 cm entre elas. O seu desenvolvimento depende da fertilidade do solo e da boa drenagem da água. Por isso, vale a pena prestar atenção nesses requisitos.
Esse conteúdo foi relevante para você? Escreva nos comentários!
Continue acompanhando as publicações do nosso site. Clique aqui e veja outras publicações que irão trazer muita inspiração na decoração e cuidados com o seu jardim. Até a próxima!