Você gosta de comemorar o natal? Quer conhecer 7 curiosidades sobre o natal que, provavelmente, você não conhecia? Então continue lendo este artigo e descubra tudo o que você precisa saber!
Curiosidades sobre o natal
Dia 25 de dezembro é comemorado o natal. O natal é uma das festividades mais comemoradas ao redor do mundo e uma das mais antigas.
Para algumas pessoas, o natal é um momento de fortalecer a sua fé religiosa e dedicar mais tempo à devoção e oração.
Para outras pessoas, é o momento perfeito para reunir a família e desfrutar da companhia das pessoas amadas, celebrando a vida e a união.
O natal ainda é o momento de se alegrar e dividir presentes. Quem não adora ganhar um presentinho de natal, não é mesmo?
Mas vamos ao nosso objetivo de descobrir 7 curiosidades sobre o natal. Você está pronto? Então vamos lá!
1. Papai noel
Um dos maiores e mais fortes símbolos do natal é o papai noel. Mas você sabe de onde se originou o papai noel?
O papai noel surgiu como uma homenagem ao bispo São Nicolau, que era um bispo católico que, no século IV, presenteava crianças pobres.
Pela sua inspiração no bispo, quando o papai noel surgiu as suas roupas eram marrom e verde. Apenas em 1931 é que o bom velhinho adotou a vestimenta como conhecemos hoje em dia, por conta de um comercial da coca cola, que adotou a cor vermelha para representar a marca.
2. O primeiro natal
Antes de surgir o natal como conhecemos atualmente, ele era comemorado de uma forma bem diferente e representava o nascimento do sol invencível.
Essa festa era uma homenagem a um deus persa chamado Mithra, e muito popular na grécia. A festa durava 4 dias, entre os dias 22 e 25 de dezembro.
O natal cristão como conhecemos hoje passou a ser comemorado apenas no ano 354 d.C.
Essa festa antes do natal cristão era uma adoração ao sol, uma vez que na época da comemoração era verão, onde os dias duravam mais tempo do que as noites.
3. Presentes
Todos sabem que o natal é uma época em que muitas pessoas adora trocar presentes, não é mesmo? Mas você sabe como surgiu essa tradição?
A troca de presentes surgiu após o início do natal como uma comemoração cristã. Este ato representa os três magos que visitaram Jesus após o seu nascimento carregando junto de si presentes para ele.
4. Árvore de natal
A primeira árvore de natal surgiu na Letónia, no leste europeu, por volta do ano de 1500. As primeiras árvores de natal eram artificiais, criadas com penas de ganço tingidas.
Alguns acreditam que a origem da árvore natalina pode ter sido na Alemanha, com Martinho Lutero. Segundo a história, Lutero teria ficado impressionado com os pinheiros tomados pela neve enquanto passeava por um bosque.
5. Comidas do natal
É unânime a opinião de que todos adoram comer as delícias de natal. São tantas gostosuras que é quase impossível resistir.
Grande parte das comidas preparadas para o natal possuem uva passa na preparação (e esse é um assunto polêmico quanto ao gosto pessoal!).
Mas você sabia que a uva passa tem ligação direta com o natal, mesmo antes dele surgir? A uva passa foi popularizada ainda na comemoração ao sol.
Neste período, a uva passa era consumida pelos romanos de classes mais altas, sendo que no período da festa eles distribuíam para os mais pobres como presentes.
6. O natal banido por 14 anos
No ano de 1647 o natal foi banido pelo militar e líder político inglês Oliver Cromwell.
Ele alegou que toda aquela comilança e bebidas em fartura não representava em nada uma festa religiosa, desvirtuando o verdadeiro sentido da comemoração.
Após o seu decreto, o natal permaneceu banido por 14 anos e ninguém comemorou esta festa durante este período.
7. Cores Tradicionais
Você sabe quais são as cores tradicionais do natal? Elas são as cores: vermelha, verde e ouro. Cada uma dessas cores possui um significado diferente.
A cor vermelha representa o sangue de Cristo. O verde simboliza vida e renascimento. Já o ouro representa luz e riqueza.
Gostou das curiosidades sobre o Natal? Escreva nos comentários!
Acompanhe outras curiosidade e todas as novidades do nosso site. Basta clicar aqui. Até a próxima!
Referências do Artigo
Veja também: 10 Filmes de Natal Para Assistir com a Família