Você gosta de cães da raça rottweiler? Então continue lendo este artigo até o final e conheça 7 curiosidades sobre essa raça tão amada por toda a família!
7 Curiosidades Sobre a Raça Rottweiler
Ter cães em casa pode mudar todo o ambiente, trazendo alegria e descontração. Quando tratados e cuidados da forma correta, os animais se tornam dóceis e carinhosos com toda a família.
Quando falamos sobre a raça rottweiler muitos se assustam por seu tamanho e acham até que eles são cães agressivos.
Na verdade, o rottweiler é a raça mais apropriada para a família. Além de muito carinhosos, eles são muito protetores.
Esta é uma raça de guarda. Portanto, ele estará sempre alerta para tudo o que possa ser perigoso para a família.
Quer saber mais sobre essa raça incrível? Continue lendo e conheça 7 curiosidades sobre ela!
1. Cão de açougueiro
No início de sua criação, o rottweiler era criado para pastoreio de gado. Por esse motivo, ele ficou conhecido com a raça de cão açougueiro.
Eles também auxiliavam os seus donos a levar as carnes ao mercado, o que fortaleceu ainda mais a sua fama.
2. Extinção
Você acredita que os rottweilers quase foram extintos? É isso mesmo!
No final do século XIX, a raça quase entrou em extinção. Foi no mesmo período da revolução industrial.
Esse pode ter sido um dos motivos que influenciaram a possível extinção, pois as ferrovias e estradas pavimentadas facilitaram o transporte dos rebanhos, e deixando os rottweillers sem muito trabalho.
Nesse período, a comunidade dessa raça diminuiu drasticamente.
3. À prova d’água
Os rottweilers são muito adaptáveis ao frio, pois surgiram na Alemanha. Eles possuem pelos e sub-pelos que o protegem no inverno.
Você sabia que o sub-pelo desses cães são a prova d’água? São assim para que a sua pele seja protegida. Ainda mais quando eles decidiam se aventurar nas águas geladas dos lagos alemães.
4. Diferenças comportamentais
Uma curiosidade sobre as fêmeas dessa raça é que elas são menores e muito mais amorosas do que os machos.
As principais diferenças entre os dois sexos é que as fêmeas são menores, mais amorosas e mais ciumentas. Diferentes dos machos que são bem maiores, teimosos e territorialistas.
Muitos especialistas afirmam que as fêmeas possuem uma maior desenvoltura para a proteção pessoal. Em contrapartida, os machos se saem melhor na proteção territorial.
Na dúvida, é melhor ter um de cada sexo, não é mesmo?
5. Ajudaram em 11 de setembro
Após o atentado de 11 de setembro, nos Estados Unidos, cães da raça rottweiler marcaram forte presença durante as buscas por desaparecidos.
Juntos, eles conseguiram encontrar muitas pessoas, ajudando assim o trabalho dos bombeiros.
6. Pressão da mordida
O rottweiler é um cão robusto e que possui muita força, principalmente em sua mandíbula. Ele conta com uma forte musculatura em seu corpo, pescoço e bochechas.
Seus músculos, unido à sua grande cabeça e dentições grande e afiadas, fazem com que a sua mordida tenha uma pressão de 328 psi.
Isso faz com que a sua mordida seja considerada mais forte do que a do pastor alemão e a do pitbull.
7. Propensão ao câncer
Essa raça possui uma grande propensão ao desenvolvimento do câncer, sendo que muitos perdem a sua vida por conta da doença.
A principal forma de câncer que os afeta é o de ossos. O câncer no cão não tem cura, mas se for diagnosticado cedo, a vida do cão pode ser salva através da amputação do membro afetado.
Curiosidade Bônus: Agessivo X Dócil
Os cães da raça rottweiler também podem apresentar dois temperamentos diferentes. Eles podem ser dóceis demais ou agressivos demais. Os dois extremos podem ser prejudiciais para a sua família.
O cão agressivo pode ser um perigo para a família, vizinhos e visitas. Por outro lado, um cão muito dócil pode não fazer a guarda da casa e proteger a família.
O rottweiler é um cão de guarda. Portanto, ele deve ser amável com a família e ainda assim fazer a sua proteção contra ameaças. Sendo assim, o ideal é que o seu temperamento seja equilibrado.
Se você deseja criar um cão dessa raça, pesquise sobre o seu comportamento e como deve criá-lo. Quanto mais informação você obtiver, melhor será a sua criação.
Para evitar que ele se torne agressivo, em primeiro lugar, ele precisa de um líder. Essa raça pode facilmente querer dominar o ambiente e as pessoas, por ser territorialista.
O líder da família irá impor respeito sobre ele e mostrar que não é ele quem dita as ordens da casa. Ele irá respeitar e ser amoroso com todos os membros da família, mas escolherá um deles para que seja o seu líder maior.
Isso mesmo! É o próprio cão quem escolhe quem será o seu líder. Além disso, é muito importante cuidar bem do seu rottweiler e, acima de tudo, nunca o agredir. Dessa forma, você terá sempre um amigo amoroso e protetor.
Gostou das curiosidades sobre a raça rottweiler? Escreva nos comentários!
Acompanhe outras curiosidade e todas as novidades do nosso site. Basta clicar aqui. Até a próxima!
Referências do Artigo
Veja também: 10 Curiosidades Sobre a Lua!